segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Inteligência Emocional: QI vs QE



Como o prometido é devido…. Ora cá está!!! 
smile emoticon
Entendemos por inteligência emocional a capacidade de identificarmos os nossos sentimentos, os dos outros (empatia) e de lidar da melhor forma com eles tomando decisões de forma mais fácil e feliz!
Na verdade, só podemos fazer boas escolhas se soubermos o que sentimos e o que queremos!!!
Haveria alguma coisa melhor do que nós todos e os nossos pequenotes saberem lidar com o que sentem, aprenderem a resolver os conflitos com os pares e tomarem boas decisões… realmente não parece.
A verdade é que as nossas escolas sempre valorizaram mais o saber teórico, as fichinhas, os testes, as provas…. A cognição em detrimento da emoção…. talvez por isso como nos lembra tão bem Goleman,* existe uma tendência mundial atual para as nossas crianças serem emocionalmente mais perturbadas, mais deprimidas e solitárias, mais indisciplinadas e violentas, mais nervosas e agressivas.
Não querendo descurar a devida importância das aprendizagens cognitivas e ainda que habitualmente na nossa vida, emoção e razão andem de mãos dadas, a verdade é que importa cada vez mais ensinar às nossas crianças, os adultos de amanhã, capacidades como o auto controlo, a capacidade de nos auto motivarmos, o zelo e a persistência, pois serão habilidades como estas que os ajudarão a lidar com as pressões do dia a dia com menos stress e maior resiliência. Concordam?! Se queremos adultos saudáveis hoje, talvez devêssemos começar por crianças felizes.

Com efeito, estudos recentes ao nível profissional mostram que o QI fica em segundo lugar relativamente à inteligência emocional pois cada vez mais se valoriza a capacidade de iniciativa, a adaptabilidade, a persuasão como caminho para o êxito!!! :)
smile emoticon
Não se esqueçam: “uma visão humana que ignore o poder das emoções é tristemente míope” (Goleman, D.)
Daniel Goleman - psicólogo norte-amaericano, jornalista científico do New York Times, nomeado duas vezes para o prémio Pulitzer

fotos:google


Sem comentários :

Enviar um comentário