domingo, 13 de setembro de 2015

Autismo & Amor!!! Mais do que rótulos: do diagnóstico à realidade!


As pessoas são mais do que rótulos. Sim!

Acredito que etiquetas são cada vez mais para as latas!

Ainda que seja sobejamente importante existirem critérios diagnósticos que nos ajudem, a nós, profissionais de saúde a identificar uma patologia com intuito de delinear um adequado programa de intervenção, com fim último do aumento da qualidade de vida e da felicidade daquela pessoa ou daquela família, a verdade é que, a não ser para este importante e imperativo objetivo.... "rotular", "classificar", "opinar" ... não interessa.

Autismo! » Perturbações do espetro do autismo!

Falamos neste espetro quando, de acordo com a DSM V (Manual de diagnóstico e estatística dos transtornos mentais, 5.ª edição) se apresentam de forma persistente, intensa e frequente alterações clinicamente significativas em duas grandes áreas podendo apresentar-se, de pessoa para pessoa, variabilidade no seu grau/severidade, sendo elas:

- ao nível dos comportamentos estereotipados e no défice na interação/comunicação social (critérios revistos recentemente).

Não obstante, apesar destas caraterísticas e do que se tem veiculado... o casal Anita e Abraham está a apaixonar o mundo com a sua encantadora história de amor!
(apesar do aparente diagnóstico)

Os afetos têm lugar e parecem superar as dificuldades de relacionamento e comunicação que possam eventualmente existir! :)

Para eles... muitas felicidades e força!!!

http://www.vip.pt/anita-e-abraham-historia-de-amor-que-esta-apaixonar-o-mundo





Sem comentários :

Enviar um comentário