sábado, 23 de julho de 2016

Praia... quando Eles têm medo!

Nesta altura do ano é muito comum ouvirmos os pais dizerem que os seus pequenotes não gostam da areia ou da água do mar. Que têm medo. Muitos deles mal põe o pézito fora da toalha começam logo a chorar ou a sacudir-se agarrando-se com fervor às pernas dos pais. Nãaaao querooooo!!!! Eles barafustam e nós, pais, pensamos: isto não me está a acontecer. Mas, a verdade é que, situações destas são frequentes e de certo modo normais (dependendo da idade e intensidade), pois os medos vão se alterando à medida em que eles também crescem, sendo que quanto mais pequena for a criança mais ela aprende pelos órgãos dos sentidos.

Por isso e sem alarmes, no caso dos pequenotes apresentarem medo da areia ou da água do mar o que devemos fazer em qualquer uma das situações é:

- Não desvalorizar o medo;
- Escutá-los verdadeiramente e tentar perceber a razão do seu receio;
- Explicar-lhes de forma racional e simples que aquilo de que têm medo não vai acontecer;
- Procurar dessensibilizá-los/expô-los devagarinho (ex. brincar na toalha e ir só até à areia molhada, de seguida ir apenas buscar um bocadinho de água no balde, depois molhar os dedos dos pés, apanhar conchas e assim sucessivamente);
- Mostrar-lhes com exemplos que aquilo que eles temem que aconteça não sucede;
- Procurar livros ou filmes com uma mensagem positiva sobre esta temática;
- Criar momentos divertidos nestas alturas;
- Mostrar-lhes que está ali com eles para os/as ajudar;
- Dar-lhes tempo! Quantas vezes o nosso tempo não é o d`Eles!

Com efeito se nós adultos lidarmos com calma, sem pressas nem pressões ("vês o Tomás não chora como tu!...") e formos dessensibilizando, o medo específico da areia e do mar, normalmente este último em idades mais pequenas relacionado com o som produzido, desaparece à medida em que a criança se sente mais segura e confiante.

Bons mergulhos!



Sem comentários :

Enviar um comentário