segunda-feira, 22 de agosto de 2016

10 Dicas para um desfralde bem sucedido!

Agora que chegaram os dias quentinhos e que as férias estão à porta muitas mamãs e papás dão início a uma importante etapa desenvolvimental dos seus filhotes e que representa um passo de gigante ao nível da autonomia: o desfralde.

Antes de deixar algumas dicas que irão ajudar bastante a esta tarefa que promete requerer boas doses de paciência é importante refletir se estará preparado para tal. Sim, pai/mãe está preparado? Esta reflexão mostra-se o primeiro passo a ser dado já que a ansiedade, a falta de paciência e o aumento dos níveis de frustração dos pais irão dificultar esta fase de transição.

Boa, sente-se pronto a retirar a fralda do seu príncipe/princesa. Então, vamos a isto!!!

1.      Esteja atento aos sinais. Mais do que uma idade certa para iniciar o desfralde, o importante é estar atento aos sinais de que o seu bebé já se encontra preparado para iniciar este treino. Quando a criança avisa que tem xixi ou cocó, quando se mostra desconfortável pela fralda suja, quando consegue perceber e respeitar ordens simples e quando revela maturidade para esperar e permanecer quieta num mesmo lugar então podemos pensar que é a hora certa.

2.         Selecione o material adequado.  Entre os redutores de sanita ou os bacios a escolha deve recair naquele que permitem à criança estar mais confortável. Se os redutores facilitam a vida aos pais pela não necessidade de lavagens constantes a verdade é que a maioria das crianças demonstra algum medo de cair pelo que habitualmente os bacios cumprem muitíssimo bem a sua função. Aaahhh, invista num apelativo. Vai ver que a criança terá mais vontade em se sentar e permanecer por lá.

3.        Roupa e meteorologia.  A chegada do Verão permite o uso de roupas mais leves e confortáveis e por isso o processo de despir estará bastante facilitado. Já para não falar que é bem mais fácil lavar e “resolver” os pequenos descuidos que irão ocorrer. Favoreça peças com elástico na cintura porque são bem práticas na hora de retirar rapidamente.

4.          Envolva-os no processo. É importante que seja explicado à criança todo o processo que se irá desenrolar, qual o objetivo e quais os ganhos. Deixe-os escolher as suas novas cuequinhas com  aqueles desenhos animados que eles adoram. Sentir-se-ão bem mais motivados para deixar a fralda.

5.          Transforme numa brincadeira. E porque não transformar o desfralde num jogo?? Um jogo só jogado por meninos/meninas maiores que marcam pontos por cada vez que pedem para ir ao bacio. Será tão bom trocar estes pontos por uma atividade que eles adorem!!!

6.     Arranje aliados de peso. Filmes ou livros sobre a temática podem ser aliados importantes pois ajudam a criança a concretizar melhor toda a situação e a identificar-se com as personagens.

7.             Paciência. Se em alguns casos o processo de desfralde ocorre de forma natural e se dá em poucos dias a verdade é que, por vezes, pode demorar bem mais. O importante é ser consistente e paciente. Vai compensar!!!

8.            E se não estiver a correr bem??? Caso verifique que a criança ainda não se encontra preparada, se perceber que não tem a disponibilidade de tempo ou psicológica para ajudar ou caso se verifique uma alteração importante na rotina (p.e. chegada de um irmãozinho) talvez seja melhor adiar esta tarefa para uma altura em que todos estejam mais predispostos e motivados. 

9.      Não critique e não compare. É natural que no decorrer do processo de desfralde ocorram alguns acidentes mas criticar ou julgar a criança apenas a levará a tornar-se insegura e a frustrar-se. Queremos a colaboração e o bem-estar da criança e por isso é importante respirar fundo e ter calma. Foi mais fácil com o irmão? Talvez, mas cada criança é única e cada uma tem tempos próprios para as suas aquisições.

10.    Amor, carinho, dedicação. Serão com certeza os aliados mais importantes neste processo. E devem ser usados e fomentados desde o nascimento da criança. Laços fortes são meio caminho andado para obter bons resultados.

Quando a tarefa estiver concluída alegre-se, o seu pequenote já deu mais um grande passo.... 

Ele e os papás estão de parabéns!!!!


Dr.ª Cátia Garcia
Psicóloga Clínica 5 Sentidos
Coordenação Técnica: Tatiana Louro e Teresa Sousa

Sem comentários :

Enviar um comentário