segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Quando os erros são um problema….


Quem tem filhos em idade escolar sabe que os erros muitas vezes podem ser uma verdadeira dor de cabeça. Verdade ou não?

Com efeito este é inúmeras vezes um dos motivos de consulta.

Na verdade, quando estes pedidos aparecem (“ele dá muitos erros,…, não escreve uma palavra certa…, a professora já o chamou à atenção e não consegue corrigir….!”) é frequente os miúdos trocarem o o pelo u, o pre pelo per, os ss pelo ç, o v pelo f… enfim, uma série de situações.

Parece-vos familiar?.

Nestes casos, para além de uma avaliação “exaustiva” e compreensiva que deve ser feita às competências destas crianças com recurso a informações fornecidas pelos pais e pelos professores, assim no geral é importante ter presente que:

 - este tipo de erros podem acontecer por variados aspetos como por desatenção, desconhecimento das regras de ortografia e falta de automatização no processo de escrita, por pertencerem a um quadro clínico de disortografia ou ainda se encontrarem associados a uma perturbação específica da leitura, a nossa tão conhecida dislexia (ou, então, pela associação conjunta de alguns destes)! Por estas razões, hoje, especificamente, vou falar-vos de Disortografia…. Já ouviram falar?

Esta perturbação de aprendizagem específica com défice na expressão escrita, de acordo com o DSM V (Manual de classificação e diagnóstico que se costuma utilizar) afeta o processo de escrita em particular a precisão ortográfica, isto é, lá aparecem os benditos erros. No entanto, para além dos erros que nos preocupam tanto, também costumam ocorrer simultaneamente dificuldade na organização das ideias e na estruturação das frases, dificuldades com as regras morfossintáticas e gramaticais, mesmo com um funcionamento intelectual e uma leitura dentro do que é esperado para a idade e nível desenvolvimental.

Assim se quiserem e para facilitar, de acordo com a DSM V são critérios diagnósticos de Disortografia:

- A precisão ortográfica (correção) – dá ou não dá muitos erros e que tipo de erros são,
- A precisão gramatical e a pontuação;
- A clareza ou organização da expressão escrita, entre outras.

Por estas razões normalmente as crianças com esta dificuldade escrevem textos não só com muitos erros, como as suas composições por norma são muito pobres, mal pontuadas e redigidas com uma caligrafia pouco diferenciada.

Se isto vos soa a familiar e o tipo de erros são frequentes e consistentes não devem hesitar e pedir ajuda de um profissional, mais não seja…. para tirar as dúvidas!

Encontram-me no Centro Clínico de Aveiro Aveiro e no 5 Sentidos em Viseu, Mangualde e Guarda

Nota: É possível estarmos perante um quadro de disortografia na ausência de dislexia, ainda que seja mais raro de ocorrer.



a vossa psicóloga.

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