quarta-feira, 11 de abril de 2018

AJUDA O TEU FILHO A SER MENOS IMPULSIVO: A TÉCNICA DO SEMÁFORO!

Muitos pais partilham comigo nas consultas que os seus filhos são impulsivos. Costumam dizer-me que os filhotes têm a resposta na ponta da língua, reagem muitas vezes sem pensar, fervem em pouca água refletindo pouco nas consequências dos seus comportamentos o que lhes traz alguns dissabores a curto/médio prazo quer ao nível social quer no âmbito escolar em termos dos seus desempenhos. 

Desta forma e com intuito de os ajudar a auto-regularem-se aprendendo a identificar os estados emocionais que antecedem os ditos "episódios de impulsividade" partilho com eles a técnica do semáforo. Conhecem? O objetivo desta técnica (tal como acontece no semáforo) é aprender a Parar, Pensar e só depois Agir associando o estado emocional e comportamental a um estímulo visual: a cor.

Assim, sempre que a criança estiver irritada/zangada é importante ensiná-la a identificar quais os sinais que o seu corpo lhe está a dar e nesta fase importa: Parar - Vermelho.

Só depois de Parar e de se auto-gerir, acende a luz Amarela que significa Pensar. Esta é a fase em que a criança deve ser ajudada a refletir sobre quais as possíveis consequências perante determinado tipo de comportamento que possa eventualmente escolher (primeiro hetero-guiado por um adulto e depois, progressivamente, deve ser capaz de fazer o treino auto-instrucional isto é falar consigo próprio). Só depois desta fase de reflexão deve Avançar associando-se a ação comportamental à luz verde.

Esta é uma técnica que funciona muito bem com crianças em idade escolar ajudando-os a lidar com as emoções de forma mais positiva ajustando eficazmente o seu comportamento. Uma boa forma de a aplicar é desenhar um semáforo com a criança explicando-lhe todas as etapas a utilizar em situações de maior descontrole e impulsividade. 

Esta técnica melhora claramente o comportamento impulsivo das crianças pois ajuda os mais pequenos a internalizarem as regras de forma saudável, aumentando a tolerância à frustração.

a vossa psicóloga,
Encontram-me no 5 Sentidos e no Centro Clínico de Aveiro!
euelesnosevoces@gmail.com

Sem comentários :

Enviar um comentário