sábado, 17 de outubro de 2015

Multitasking | Será que é a vida que não lhe dá descanso ou você que não sabe descansar da vida?


Quantas e quantas vezes não fazemos várias coisas ao mesmo tempo! 
É ou não é ?
Arriscava-me a dizer que várias vezes durante o dia não só o fazemos como quase já não sabemos viver de outra forma.... somos/ tornamo-nos assim...queremos fazer, resolver e ter tudo pronto: agora!
|...|
Estamos a conduzir e a pensar no que temos para fazer, 
atendemos o telefone e escrevemos ou lemos ao mesmo tempo,
passamos a roupa ferro e cozinhamos, enfim... realizamos uma panóplia de atividades enquanto o diabo esfrega um olho!!
E porquê? Para quê? 
Será que é a vida no seu ritmo alucinante do dia-a-dia que nos exige que assim seja ou nós que falaciosamente acreditamos que desta forma fazemos mais e melhor... somos mais rápidos e muito mais eficientes ...
Mas será?!
Na verdade, falamos de multitasking ou multitarefa em português quando nos referimos ao fato de fazermos várias coisas em simultâneo. Mas,contrariamente ao que se pensa, esta habilidade não só não aumenta a produtividade como funciona mesmo ao contrário... pois é.... quando fazemos várias coisas concomitantemente a nossa atividade mental saltita de uma tarefa para a outra uma vez que o nosso cérebro apenas se consegue focar num único propósito de cada vez, gerando-se assim até um efeito negativo. Na realidade, quando comparados indivíduos multitarefas com aqueles que apenas realizam uma tarefa de cada vez os primeiros apresentam desempenhos muito inferiores aos segundos, comparativamente, pois têm diminuída a sua capacidade de precisão e compreensão.
Assim sendo, faça uma coisa de cada vez,
alterne para outra atividade apenas quando terminar o que tem em mãos,
não se disperse,
faça o que se propõe com atenção plena e desfrute pois os seus resultados serão muito melhores!!!


Sem comentários :

Enviar um comentário