terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Quando as nossas crianças não aprendem!

Muitas vezes não conseguimos perceber porquê o nosso filhote se esforça tanto e não consegue aprender, ou até vai fazendo as tarefas mas os seus resultados são notoriamente inferiores aos dos seus colegas da escola.

Quando isto acontece podemos estar perante dificuldades de aprendizagem e não tanto perante a falta de investimento ou desinteresse.

Então, do que se trata quando falamos em dificuldades de aprendizagem (DA)?

Ainda que não seja consensual a origem das dificuldades de aprendizagem e a causa da mesma ser para muitos investigadores um mistério, na sua maioria, os estudos apontam para alterações no sistema nervoso central salientando na sua etiologia a importância da hereditariedade, ou seja, é normal que filhos de pais com DA venham a ter também dificuldades específicas em contexto escolar.

Assim, estamos perante dificuldades de aprendizagem quando uma criança apresenta dificuldades em aprender maiores do que as crianças da mesma idade e/ou quando manifestam dificuldade/incapacidade específica em aprender numa determinada área acadêmica, como por exemplo, na leitura, na escrita, no cálculo ou até nas aptidões sociais.

Por norma, estes alunos, apresentam uma discrepância acentuada entre o que é esperado numa determinada área acadêmica e o seu desempenho nesse mesmo domínio, ou seja, não conseguem alcançar o que a maioria dos seus pares consegue, seja a ler, a escrever ou a raciocinar. Contudo, isto não significa nem de longe nem de perto que são menos capazes, pelo contrário, as investigações sugerem que por norma estes alunos até têm um potencial cognitivo na média ou acima, o que justifica o fato de muitas vezes terem dificuldades numa área e serem brilhantes em outra.

Logo, quanto mais precocemente for realizada a identificação das DA mais rapidamente os pequenotes podem beneficiar de uma adequada intervenção psicoterapêutica e assim atingirem o sucesso escolar e melhorarem a sua auto-estima.

Partilho então com vocês alguns sinais potencialmente indicadores de DA para crianças em contexto pré ou escolar.

Estejam atentos!

Organização, se apresentam dificuldade em:

- Nomear as horas, os dias, os meses e o ano,
- Executar planos e tomar decisões,
- Tarefas de sequenciação,

Coordenação motora, se apresentam dificuldade em:

- Desenhar,
- Escrever,
- Subir e correr,
- Cortar,
- Manipular objetos pequenos,

Linguagem falada ou escrita, se apresentam dificuldade em:

- Aquisição da fala,
- Articular,
- Aprender vocabulário novo,
- Rimar,
- Ler ou escrever (por exemplo, comete erros frequentes como reversões: b/d, inversões: m/w, transposições: ato/ota, substituições: carro/cama),
- Seguir instruções,
- Contar histórias,
- Compreender a leitura,
- Escrever textos e histórias,

 Atenção e concentração, se apresentam dificuldade em:

- Completar tarefas,
- Agir depois de pensar,
- Esperar,

Memória, se apresentam dificuldades em:

- Recordar instruções,
- Aprender conceitos matemáticos,
- Aprender o alfabeto,
- Reter matérias novas,
- Identificar sinais aritméticos,
- Transpor sequências numéricas,
- Recordar nomes,

Comportamento social, se apresentam dificuldades em:

- Iniciar e manter amizades,
- Tolerância à frustração,
- Impulsividade,
- Aceitar mudanças nas rotinas,
- Interpretar sinais não verbais,
- Trabalhar em cooperação,



Nota: Atenção, a listagem que vos apresento é apenas um guia de orientação para uma posterior avaliação mais exaustiva, pois todas as crianças em determinadas fases do seu desenvolvimento evidenciam mais ou menos estes comportamentos!
Estes sinais encontram-se na lista de verificação do centro nacional Americano para as DA.

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