segunda-feira, 18 de julho de 2016

O que dizem os desenhos das nossas crianças...

        Sabiam que o desenho é uma das formas de expressão utilizada pelo ser humano desde as civilizações primitivas e é das primeiras manifestações gráficas da criança? Se pensarmos, percebemos que sempre que os nossos pequenotes desenham, comunicam, expõem-se e projetam! Expressam sentimentos, desejos, medos e preocupações os quais nem sempre conseguem verbalizar oralmente. Na verdade, através do desenho, as crianças têm liberdade de tempo, podendo, pela sua imaginação, fazer sobressair o passado, o presente e o futuro. Assim, é possível através da sua análise  (recorrendo não a um, mas sim a muitos desenhos da mesma criança) avaliar a sua  percepção visual, a sua oralidade, criatividade, temperamento, as fases do desenvolvimento em que se encontra bem como a eventual presença de psicopatologia. 

      Curiosamente, em termos desenvolvimentais, até aos 18 meses de idade o desenho não assume um papel presente na vida da criança, começando os mais pequenitos a desenhar a partir desta altura e atingindo habitualmente o seu auge por volta dos seus 7 anos, evoluindo as diferentes fases do desenho por agregação, isto é, vai ocorrendo um aperfeiçoamento contínuo.

      Partilho com vocês o que a literatura considera sobre alguns elementos presentes no desenho, contudo tenham sempre presente que:

       O desenho não deve ser visto isoladamente, mas sim em conjunto com outras técnicas.
       A análise do desenho infantil deve sempre ter por base outros desenhos da história da criança, bem como o que ela relata sobre o desenho, pois é através do relato que se obtém informação muito importante sobre o seu conteúdo (relato do desenho = bússola).
       Interpretações são hipóteses e não certezas.
       As hipóteses nunca se devem basear em dados isolados ou no imaginário da pessoa que faz a interpretação.
       Da mesma forma que a criança projeta ao desenhar, o observador também eventualmente projeta na sua análise, o que poderá comprometer de certo modo a imparcialidade.

                    Elementos do desenho e o seu significado:

v  Arco-íris
v  Símbolo da paz e da Harmonia.
v  A forma de arco representa a proteção, a flexibilidade e a maleabilidade.
v  Quando o arco-íris está sobre a cabeça das pessoas este protege-as, "o céu não poderá cair!” A criança ou se sente protegida ou quer proteção

v  Casa
v  Representa a emoção vivida do ponto de vista social, isto é, informa-nos sobre o grau de abertura perante o ambiente.

v  Elementos a ter especial atenção:
v  Casa grande: A criança vive numa fase mais emotiva do que racional;
v  Casa pequena: criança introspetiva.
v  Porta pequena: mostra uma criança rebelde a convidar pessoas para casa – seletividade;
v  Porta grande: criança sociável;
v  Janelas: quanto mais janelas houver mais a criança está curiosa para conhecer o que se passa à sua volta.

v  Nuvens
v  Consciência de que os dias têm momentos bons e maus.

v  Sol
v  Associados a sentimentos de invasão e/ou de controlo.
v  Desenhado do lado esquerdo - associado a mãe
v  Desenhado do lado direito - associado ao pai.
v  Desenhado no centro - associado a própria criança.

v  Boneco

v  Representa a criança ou as pessoas que a rodeiam.
v  Bonecos com traços simples tipo fósforo:
  Significa que a criança dá pouca importância ao próprio desenho, valoriza outros elementos.
v  Olhos grandes:
     Significa que a criança é muito curiosa ou que tem vários medos/receios.
v  Olhos pequenos:
     Prefere não ver o que se passa à sua volta;
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Espero que tenham gostado. Se sim.. partilhem!


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