Sabiam que o desenho é uma das formas de expressão utilizada pelo ser
humano desde as civilizações primitivas e é das primeiras manifestações gráficas
da criança? Se pensarmos, percebemos que sempre que os nossos pequenotes desenham, comunicam, expõem-se e projetam! Expressam sentimentos, desejos, medos e
preocupações os quais nem sempre conseguem verbalizar oralmente. Na verdade, através do desenho, as crianças têm liberdade de tempo, podendo, pela sua imaginação, fazer sobressair o passado, o presente e o futuro. Assim, é possível através da sua análise (recorrendo não a um, mas sim a muitos desenhos da mesma
criança) avaliar a sua percepção visual, a sua oralidade, criatividade, temperamento, as fases do desenvolvimento em que se encontra bem como a eventual presença de
psicopatologia.
Curiosamente, em termos desenvolvimentais, até aos 18 meses de idade o
desenho não assume um papel presente na vida da criança, começando os mais pequenitos a desenhar a partir desta altura e atingindo habitualmente o seu auge por volta
dos seus 7 anos, evoluindo as diferentes fases do desenho por agregação, isto
é, vai ocorrendo um aperfeiçoamento contínuo.
Partilho com vocês o que a literatura considera sobre alguns elementos
presentes no desenho, contudo tenham sempre presente que:
•
O desenho não deve ser visto isoladamente, mas
sim em conjunto com outras técnicas.
•
A análise do desenho infantil deve sempre ter
por base outros desenhos da história da criança, bem como o que ela relata
sobre o desenho, pois é através do relato que se obtém informação muito
importante sobre o seu conteúdo (relato do desenho = bússola).
•
Interpretações são hipóteses e não certezas.
•
As hipóteses nunca se devem basear em dados
isolados ou no imaginário da pessoa que faz a interpretação.
•
Da mesma forma que a criança projeta ao
desenhar, o observador também eventualmente projeta na sua análise, o que
poderá comprometer de certo modo a imparcialidade.
Elementos do desenho
e o seu significado:
v
Arco-íris
v
Símbolo da paz e da Harmonia.
v
A forma de arco representa a proteção, a flexibilidade
e a maleabilidade.
v
Quando o arco-íris está sobre a cabeça das
pessoas este protege-as, "o céu não poderá cair!” A criança ou se
sente protegida ou quer proteção
v
Casa
v
Representa a emoção vivida do ponto de vista
social, isto é, informa-nos sobre o grau de abertura perante o ambiente.
v
Elementos a ter especial atenção:
v
Casa grande: A criança vive numa fase mais
emotiva do que racional;
v
Casa pequena: criança introspetiva.
v
Porta pequena: mostra uma criança rebelde a
convidar pessoas para casa – seletividade;
v
Porta grande: criança sociável;
v
Janelas: quanto mais janelas houver mais a
criança está curiosa para conhecer o que se passa à sua volta.
v
Nuvens
v
Consciência de que os dias têm momentos bons e
maus.
v
Sol
v
Associados a sentimentos de invasão e/ou de
controlo.
v
Desenhado do lado esquerdo - associado a mãe
v
Desenhado do lado direito - associado ao pai.
v
Desenhado no centro - associado a própria
criança.
v
Boneco
v
Representa a criança ou as pessoas que a
rodeiam.
v
Bonecos com traços simples tipo fósforo:
Significa que a criança dá pouca importância ao
próprio desenho, valoriza outros elementos.
v
Olhos grandes:
Significa que a criança é muito curiosa ou que
tem vários medos/receios.
v
Olhos pequenos:
Prefere não ver o que se passa à sua volta;
|...|
Espero que tenham gostado. Se sim.. partilhem!
Sem comentários :
Enviar um comentário