segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Como lidar com as birras! #Parte I

Deixem-me dizer-vos que os miúdos fazerem birra é normal. Sim, normal e adaptativo o que significa que faz parte do seu processo de crescimento e é expectável que a partir de determinada altura elas ocorram. 

Por si só não são sinônimo das nossas crianças serem mal-educadas, serem ditadoras ou até quem sabe, ET`s!!!

Só quem não tem filhos diria: "ai se fosse comigo ele não fazia uma birra assim!". Desenganem-se, eles fazem com todos nós e elas, as birras, ajudam-nos a organizarem-se e se quiserem a crescer!

No entanto, do mesmo modo que faz parte do seu papel enquanto crianças fazerem birras perante algo que os deixou frustrados, faz parte do nosso enquanto pais e educadores sabe-los orientar e direcionar para o que é certo.

Este post é então o primeiro de muitos para nos ajudar a lidar com estes ataques de fúria dos mais pequenotes.

É fundamental que ANTES de qualquer orientação, argumentação ou decisão os escutemos de verdade. Estejamos lá ao lado deles para perceber o que de facto os deixou tão desorganizados e perdidos. Escutá-los a Eles sem: "ahhh eu sei porque é que estás assim...", olhá-los nos olhos, cara a cara e ouvir deles a sua verdade, deixar que nos digam qual a sua visão, as suas razões, os seus motivos. Contudo, claro está que esta escuta ativa deverá suceder à nossa própria capacidade de autorregulação, isto é, de estarmos calmos, tranquilos e seguros e sabermos que aquele é o melhor caminho, o caminho que queremos percorrer, caso contrário acalmarmo-nos será a primeira tarefa a fazer. 

Lembrem-se, os miúdos precisam de regras e limites bem definidos com pais consistentes e firmes que estejam lá para ser o farol, 

mas disso falaremos mais tarde, num outro post!

Até já! *


A vossa psicóloga, TatIana LOuro
Sigam-nos no Instagram: euelesnosevoces

Sem comentários :

Enviar um comentário