quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

NÃO TE PASSES, POR FAVOR! 5 Dicas para manter as emoções do seu filho... sob controlo!

Queremos tantas vezes que as crianças reajam de forma calma quando estão chateadas mas esquecemo-nos da importância de lhes ensinarmos a fazer isso!

A regulação emocional é a capacidade que temos de regular os nossos impulsos e lidar com as emoções menos positivas. E isto aprende-se, sabiam?

True, true, true!!

É por ser tão importante quer para o desenvolvimento individual quer para as nossas relações interpessoais no geral que partilho com vocês algumas dicas para os ajudarem a se controlarem e "a não se passarem"! Na verdade, a identificação e discussão sobre os sentimentos, o relaxamento, a assertividade e a reestruturação cognitiva são exemplos de algumas técnicas que podemos utilizar em situações de maior tensão!

Com efeito se ficar aborrecido pode ser uma reação normal e importante para percebermos o que se está a passar e quais os comportamentos a alterar, a raiva, quando descontrolada, pode tornar-se num verdadeiro problema. É por isto que obter um maior auto-controlo sobre o comportamento é tão fundamental.

E como é que isto se faz, perguntam vocês?

Aqui estão 5 dicas para ajudarem os vossos filhos a gerir melhor as emoções, ora vejam:

  1. - Ajude-o  a identificar o que o faz ficar irritado/aborrecido;
  2. - Ajude-o a encontrar estratégias para evitar os pontos de explosão;
  3. - Ajude o seu filho a reconhecer os primeiros sinais de raiva;
  4. - Lembre-o de praticar o tempo de Pausa (i.e afastar-se da situação - estratégia a usar com crianças mais novas até a adolescência);
  5. - Ensine-lhe e pratiquem técnicas de relaxamento como por exemplo, imaginar que está a cheirar uma flor enquanto inspira e soprar uma vela quando expira. ;)

a vossa psicóloga.
Encontram-me no 5 Sentidos |aqui|e no Centro Clínico de Aveiro
euelesnosevoces@gmail.com
fonte de informação: Juntos no desafio - guia para a promoção de competências parentais

Sem comentários :

Enviar um comentário