segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

PAREM DE OLHAR POR FAVOR!!

A Diferença…

"Tenho duas filhas: a Clara que tem 8 anos e a Sara que tem 5 anos e 1 sinal

O parto da Sara foi um pouco conturbado...foi uma cesariana difícil e como nasceu de 36 semanas e era muito pequenina, foi para a neonatologia…nem a vi…
...
a enfermeira disse que tinha um sinal na cara. Imaginava eu um sinal pequeno... talvez uma pequena pinta, mas quando finalmente a vi, não se parecia com os sinais que eu tenho (e tenho muitos!, diga-se!)…era uma mancha que ocupava quase a bochecha toda.

Toda a gente começou a dar a sua opinião: que ia crescer com ela, que ia ficar mais escuro…mas para ser sincera no início as minhas preocupações eram outras (amamentação, sono, peso, dar atenção à mais velha) e nem pensava muito no tal sinal.

As opiniões estavam certas, o sinal cresceu, escureceu e ganhou pelo…aí começou a minha preocupação…já não era uma mancha na pele, já não passava despercebido e as pessoas olhavam, comentavam e tocavam!

E eu pensava…é só um sinal, calma, veremos quando a Sara crescer até porque a maior parte dos médicos concordava que ainda era muito pequenina para se fazer o que quer que fosse.

O olhar dos outros tornou-se mais “intenso” e um dia, há 2 anos atrás, a Sara disse, enquanto estava a olhar-se ao espelho: “Podíamos tirar este sinal, já está cá há tanto tempo!” e foi o clique que eu precisava para procurar uma solução.

Após informar-nos junto de profissionais de saúde, ficamos a saber que o sinal teria de ser removido através de uma cirurgia plástica, aliás várias cirurgias porque o sinal é grande e não pode ser retirado de uma vez só. A palavra “cirurgia” tem um efeito avassalador numa mãe mas a decisão estava tomada até porque tivemos a confirmação que o sinal iria crescer com ela, ou seja, iria sempre ocupar uma grande parte da sua linda cara. 

Estamos a falar da cara, não do braço ou mesmo do pescoço…a cara é o que se vê em primeiro lugar e prova disso são as pessoas que ficam a  olhar para ela na rua ou que fazem comentários quando estamos a passar…

A ansiedade na véspera da primeira cirurgia era muita e as dúvidas também…será que estávamos a sujeitar a nossa filha a uma anestesia e a uma intervenção apenas por uma questão estética? Seria a melhor opção? Mas a Sara tirou-nos as dúvidas todas com a sua serenidade e otimismo! Estava super bem-disposta e cooperante, sendo eleita “a melhor doente da clínica” (ela adora contar essa parte a toda a gente!).

Em dezembro, foi submetida à segunda cirurgia…não correu tão tranquilamente mas a Sara continua a fazer prova de uma serenidade fora do comum (os filhos têm esse dom!) e só me dizia “eu venho cá as vezes que for preciso”...

...vai ser necessário pelo menos mais uma cirurgia…

A Sara quer muito ver-se sem o sinal, penso que será o que mais deseja neste momento e não é porque não gosta dele, na verdade, está cansada de responder todos os dias à mesma pergunta -o que tens na cara? – cansada que as pessoas fiquem a olhar para ela, cansada que os meninos da escola não gostem do sinal dela…

...é um sinal…um simples sinal...uma diferença…"

 a mãe Magda e a linda Sara
Que este testemunho ajude muitas Saras!

1 comentário :

  1. Quem conhece verdadeiramente a Sara não vê o sinal. Vê uma criança que irradia felicidade, com uma personalidade muito própria e cheia de carisma, o que nem sempre é fácil em tão tenra idade.
    Poderei parecer suspeita porque adoro a minha"caracolinhos". Sim essa é outra característica da Sara. Uns soberbos e rebeldes caracóis que habitam no seu cabelo, e que quando se tenta esticar o cabelo, lá teimam eles à mínima oportunidade em aparecer. Não estamos neste mundo para sermos copy paste uns dos outros. Sei que é suposto termos determinados parâmetros de beleza para nos sentirmos parte dos cânones de beleza tantas vezes imposto. Mas a verdade é que a beleza que irradia de nós é tão mais bonita e pura, e tu Sara dessa beleza tens uma quantidade incalculável. És uma verdadeira princesa guerreira e amo-te muito por isso.

    ResponderEliminar