terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Por favor, NÃO ME MALTRATES MAIS!


Assustador!

Hoje de tarde fui a uma turma do primeiro ciclo e na sequência de um exercício de resolução de problemas espontaneamente um dos miúdos começou a contar algumas das suas vivências familiares.

Seguiu-se uma e outra e outra e tantas...

Partilho com vocês o que estes pequenotes de 6 anos contaram....

- "o meu pai está sempre ao telemóvel... quando lhe pergunto alguma coisa diz: espera, espera"...
- "a minha mãe está sempre a trabalhar"...
- "eles não têm tempo para vir à escola"...
- "se me porto mal é logo uma chapadona"..."
- "eu gostava de brincar mas eles não têm tempo para brincar comigo"...
- "o meu pai está sempre a dizer que quem manda lá em casa é só o homem"..

Digam-me, como podemos pedir, exigir bons comportamentos às nossas crianças se nós adultos, muitas vezes, somos modelos tão negativos.

As crianças de hoje são os adultos da amanhã. Não nos esqueçamos que todos nós enquanto agentes educativos temos uma responsabilidade social enorme. Grande, grande!

Apetece-me dizer: quando temos uma criança com problemas temos certamente um adulto em dificuldades!

Vale a pena pensar nisto!


a vossa psicóloga.
Encontram-me no 5 Sentidos |aqui|e no Centro Clínico de Aveiro
euelesnosevoces@gmail.com

Sem comentários :

Enviar um comentário