terça-feira, 7 de março de 2017

HISTÓRIAS QUE AJUDAM A CRESCER!!!

Muitas crianças e às vezes até alguns adultos têm medo do escuro. Se ter medo é normal e adaptativo a verdade é que quando é intenso, frequente e invalida as atividades do nosso dia-a-dia pode tornar-se uma verdadeira dor de cabeça e um sério problema.

Assim , se por volta dos 2/3 anos de idade até aos 7/8 é normal que o medo do escuro apareça podendo demorar mais ou menos tempo a passar - pois cada um de nós tem o seu ritmo desenvolvimental-   existem algumas dicas e alguns materiais que nos podem ajudar a que ele não se instale e não tome conta da nossa vida.

Foi assim que ao lidar com muitas crianças com esta problemática tive a feliz oportunidade de conhecer a escritora Susana Campos que publicou recentemente o livro:  O Menino que tinha medo do escuro.  Já vos tinha falado dele lembram-se?!

É um livro bom de ler porque é pequenino e retrata a história como o nome indica de um menino que ultrapassou o medo ... não fosse a Susana mãe de um rapazola... que também teve este receio da escuridão!!

Para além de escrito num formato alternativo é interessante pela sua forma física e digital ao mesmo tempo que é inclusivo - o que o torna ainda mais “apetecível”! Na verdade, encontra-se em diferentes formatos: do braille, à língua gestual portuguesa, com aplicações para os media e símbolos pictográficos para a comunicação. Bom não é? Tem ainda conteúdos acessíveis para crianças em idade pré-escolar com ou sem necessidades educativas especiais.

Mais.... é ainda um livro elaborado pelo Ministério da Educação e recomendado pelo Plano Nacional de Leitura!!! Do que esperam?!

Partilho com vocês a página da autora, a aplicação e, claro, o vídeo.

Ora espreitem e deliciem-se!!




a vossa psicóloga
Encontram-me no 5 Sentidos |aqui| e no Centro Clínico de Aveiro
                                                      euelesnosevoces@gmail.com!!



Sem comentários :

Enviar um comentário