terça-feira, 2 de janeiro de 2018

APRENDE A MANTER O FOCO! ESTE É O ANO. POMODORO!

Começa o ano e com ele a vontade de atingir os nossos objetivos está no auge. Prometemos ser diferentes, cumprir novos hábitos e fixamos resoluções mas a verdade é que se não conseguirmos gerir bem o nosso tempo tudo isto caí por terra e estes desejos não passam de meras intenções - que até podem bem aumentar a nossa irritabilidade e desmotivação. Certo? Por essa razão e porque quero que 2018 seja o  tal ano hoje falo-vos de uma técnica que nos ajuda a gerir esse bem tão precioso que temos - o tempo! 

A técnica Pomodoro, conhecem?

Foi desenvolvida nos anos 80 por Francesco Cirillo e tem como objetivo aumentar a nossa produtividade, diminuir a distração, aumentar a concentração e ajudar-nos a perceber quanto tempo demoramos com cada situação.

Em que consiste propriamente?

Consiste em trabalhar por períodos de tempo - a que se chamam pomodoro, daí o nome - de 25 minutos exclusivamente numa única tarefa. No final deste período faz-se uma pausa de 5m. Por cada 4 pomodoros a pausa é de 30m. ;) Aconselha-se a não ultrapassar mais de 25 minutos por cada pomodoro.

Desta forma focamos-nos no nosso objetivo e não nos dispersamos | à partida | tão facilmente!
No entanto, como em tudo, a meu ver importa "juntar" a esta técnica flexibilidade pois o objectivo é aumentarmos o nosso foco e não ficarmos presos obsessivamente aos 25 minutos de cada bloco de tempo.

Que ajuda, ajuda. Vamos lá!



 a vossa psicóloga!
euelesnosevoces@gmail.com

 

Sem comentários :

Enviar um comentário