A entrada no primeiro ano do primeiro ciclo de escolaridade é uma etapa muito importante na vida das famílias e ainda que não deva ser assim a verdade é que assusta muitos pais e consequentemente, crianças por diferentes motivos.
É frequente andar toda a gente lá por casa ansiosa, angustiada e a fervilhar de dúvidas e preocupações. E é claro, se nós pais estamos nervosos eles naturalmente têm que estar - comportamento gera comportamento e como já sabem estamos sempre a modelar. Por esta razão a primeira dica que vos quero deixar é tenham calma pois a vossa tranquilidade será a segurança deles e ajudará a que tudo corra de forma mais calma e pelo melhor.
Mas afinal o que devem saber os miúdos antes de entrarem no primeiro ciclo? Que competências devem ter adquiridas para que o processo de aprendizagem não seja um bicho-papão?
IDEIAS CHAVE:
- A entrada no primeiro ano deve depender mais do desenvolvimento global da criança do que propriamente da sua idade cronológica;
- Cada criança é única. Logo, com um ritmo de desenvolvimento e aprendizagem próprio: não devemos comparar mas sim olhar para ele/a no seu todo!
- As crianças devem estar motivadas e disponíveis emocionalmente para esta nova etapa, manifestando curiosidade;
- Escutem o que o educador que sempre o/a acompanhou tem para vos dizer;
- Perceba se o seu/ a sua filhote/a sabe e consegue:
- Estar atento durante o período de tempo necessário para a concretização com sucesso da tarefa ou se pelo contrário tem ainda muitos bichos-carpinteiros;
- Aguardar pela sua vez;
- Dizer o nome, idade e dados pessoais;
- Nomear os dias da semana, meses e estações do ano;
- Contar mecanicamente e associar o número à quantidade;
- Fazer a divisão silábica ex.: SA-PA-TO e manipulação silábica: ex. : se à palavra Serpente retitrar o bocadinho - Ser que palavra fica?;
- Categorizar diferentes elementos: diz-me alguns meios de transporte e agora alguns desportos?
- Recontar uma história;
- Escrever e identificar o nome visualmente;
- Identificar as figuras geométricas;
- Nomear o melhor amigo e participar nas brincadeiras de grupo;
- Possui noções de grandeza e faz cálculos simples;
- Cumpre as regras;
- Em termos grafomotores tem uma boa coordenação óculo-manual?
- É autónomo na hora das refeições e nas idas ao quarto de banho?
Espero que vos tenha sido útil!
Partilhem comigo as vossas dúvidas e dicas!
a vossa psicóloga,
Encontram-me no 5 Sentidos e no Centro Clínico de Aveiro!
euelesnosevoces@gmail.com
Sem comentários :
Enviar um comentário